Entenda os benefícios da carga compartilhada


Todos sabemos das dificuldades que os cidadãos e empresários do país enfrentam para manter um bom sistema de logística no Brasil, em especial quando falamos do setor rodoviário: estradas ruins, parca sinalização, problemas com trânsito pesado e até o custo dos combustíveis. Para driblar todos esses problemas de infraestrutura, estão surgindo opções criativas para baratear os custos de fretes e melhorar a eficiência e agilidade de entregas feitas sobre rodas.

Uma dessas opções é o compartilhamento de cargas. Ou seja, quando um único caminhoneiro, utilizando apenas um veículo, transporta cargas de diferentes empresas para os mesmos destinos. Uma prática simples, que vem se tornando cada vez mais escolhida por trazer uma série de vantagens. Quer descobrir quais são elas? Acompanhe nosso post!

Caminhoneiro beneficiado

O principal agente nas entregas rodoviárias no Brasil é o primeiro beneficiado. Atendendo várias demandas em um único roteiro, ele consegue firmar compromissos com diferentes clientes, aumentando sua capacidade e recebendo mais. Com um bom planejamento de rotas, ele consegue fazer várias entregas em um espaço de tempo parecido com o que ele faria se entregasse um frete de cada vez. Ou seja, o próprio caminhoneiro consegue aumentar a sua produtividade e, consequentemente, o seu lucro.

Frotas otimizadas

A carga compartilhada também pode ser uma excelente alternativa para empresas que contam com frota própria e querem otimizar os seus recursos. O primeiro fator a ser levado em conta é que ela não terá problemas com veículos saindo da garagem subutilizados, ou seja, com menos carga do que ele seria capaz de transportar.

Isso porque a empresa pode unir diferentes entregas pequenas em um mesmo veículo, seja com carga própria ou mesmo terceirizando parte do frete: sua empresa pode negociar espaço para parceiros, clientes ou mesmo fornecedores em seus caminhões. Com a sua recente integração com a base de fretes do  TruckPad, o MinhasRotas passou a mostrar ofertas de cargas e se tornou um excelente canal para a sua empresa começar a transportar cargas compartilhadas e otimizar sua frota. Além de ter uma frota otimizada, mais produtiva e lucrativa, com a carga compartilhada você consegue uma nova fonte de renda para sua empresa.

Redução do impacto ambiental

A carga compartilhada ajuda a retirar de circulação caminhões que não estejam utilizando todo o seu potencial, pelo contrário: teremos menos veículos nas estradas levando consigo um volume muito maior de cargas. O impacto ambiental desse tipo de ação é evidente: menos veículos nas estradas significa menos queima de combustíveis, que leva a menor emissão de gás carbônico na atmosfera.

Em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, essa boa ação da sua empresa pode ser uma bela ajuda para o nosso planeta, certo? Isso sem falar que você estará economizando combustível, ou seja, reduzindo custos!

A carga compartilhada é uma tendência forte quando o assunto é logística e pode ser muito mais prática do que você imagina, ajudando a melhorar o resultado da sua empresa. E o MinhasRotas é um grande aliado para encontrar ofertas de cargas próximas às suas rotas e começar esta prática ainda hoje.

Sua empresa já se utilizou da carga compartilhada? Compartilhe conosco sua experiência!

RockContent
About me

YOU MIGHT ALSO LIKE

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.