5 benefícios do Cloud Computing para setor logístico


O assombroso aumento de dados, a necessidade de ter uma comunicação mais integrada com a equipe, além da avaliação de informações em real time, nos últimos anos, passaram a exigir do setor logístico uma adaptação urgente para cobrir as demandas de clientes e compradores. As soluções baseadas em nuvem, neste contexto, se tornaram essenciais para obter o máximo valor dessas operações. O impacto do cloud computing é muito grande na área de logística e, por isso, no texto de hoje vamos te contar um pouco mais sobre esse assunto.

Entendendo a computação em nuvem

O cloud computing refere-se basicamente a uma infraestrutura de softwares compartilhados e armazenamento de informações em um espaço virtual, em que os usuários podem acessar por meio da web, em geral, através de senhas de ingresso. O recurso traz vantagens para qualquer atividade e organização em que é instalado, mas tem uma importância ainda maior no setor logístico.

Tenha preços em tempo real

Visualizar rapidamente os preços associados a cada item da cadeia de suprimentos permite controlar os custos com muito mais precisão. Fatores que são determinantes para fixar os valores de produtos, como gastos com transporte e custos de armazenamento, podem flutuar com base em inúmeras causas: o clima, condições recentes do mercado, aspectos econômicos do país, demandas da clientela.

Com tamanha volatilidade, os ajustes precisam ser imediatos e precisos, a fim de não quebrar suas margens de lucratividade. A precificação competente, no caso, poderá ter alto valor de competitividade.

Melhore o controle de estoque

O inventário que se tem em mãos representa capital imobilizado, mas também a maneira mais direta para controlar os riscos do negócio. Com uma solução em nuvem, pode-se monitorar os produtos que entram e saem com muito mais agilidade e segurança, otimizando os custos com o acervo, diante de uma análise mais coerente das sazonalidades do mercado.

Gerenciar o seu inventário em tempo real permite que você maximize a capacidade de responder a flutuações de demandas, mantendo reservas contra emergências. O fluxo de dados a partir da nuvem pode oferecer controle infinitamente mais preciso sobre seus níveis de estoque.

Controle melhor seus processos internos e operações

Em qualquer sistema repetitivo, ter um bom reconhecimento dos padrões é fundamental para a otimização dos processos. A integração que uma solução em nuvem traz possibilita que suas métricas sejam colhidas, analisadas e compartilhadas mais rapidamente, acelerando as tomadas de decisão do gestor quanto aos traslados e aquisições de novos veículos, maquinários e outros itens. Os softwares baseados no cloud computing também ajudam a descobrir padrões e usá-los para eliminar o excesso de desperdícios.

Coordene vários fornecedores simultaneamente

Ao tentar reunir o número enorme de pedidos feitos aos fornecedores, ordens de pagamento e critérios de chegada de novos produtos ou insumos, a equipe deve ser capaz de acompanhar processos de sincronização e padrões de recebimento e circulação.

Algumas soluções logísticas que permitem o monitoramento em tempo real através da nuvem fazem modelos precisos para a combinação desses processos. Assim, tarefas que antes eram demasiadamente complexas se tornam mais simples, de modo que o gestor possa estimar com precisão as demandas, novas chegadas e os pedidos a serem feitos no futuro.

Aproveite a flexibilidade de acesso e mobilidade

Um software de computação em nuvem não só providencia muito mais dados em tempo real, mas também torna-se ainda acessível a toda sua equipe, independentemente da localização em que estejam ou da hora em que desejem acessar o sistema. A acessibilidade universal torna os processos que requerem supervisão mais facilmente manejados e revistos. Os gestores de frota ou de setores da cadeia de suprimentos podem observar processos em tempo real, a partir de locais remotos e sugerir recursos imediatos em resposta, caso seja necessário.

A otimização da logística, bem como seu controle e redução de custos permanecem sendo um propósito constante de qualquer organização. Mas uma solução de logística na nuvem não só torna isso possível, mas também fácil de usar e eficiente. Você já pensou em adotar esta tecnologia em seu negócio? Deixe um comentário sobre o assunto!

RockContent
About me

YOU MIGHT ALSO LIKE

Very upset guy inside a car
O que acontece quando a carga transportada sofre prejuízo ou roubo?
November 09, 2015

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.