6 benefícios de fazer um planejamento de rotas


O planejamento de rotas é a etapa da logística que cuida da otimização do tempo, com o máximo aproveitamento do dinheiro que é gasto na operação para que ela tenha o melhor desempenho possível. Com esse planejamento, por meio de agendamentos elaborados de maneira minuciosa, é possível reduzir o consumo de combustível e a emissão de carbono, ao mesmo tempo em que otimiza o atendimento ao cliente.

Para realizar este planejamento com eficiência, os softwares de gestão são poderosos aliados da empresa que depende da logística. Veja benefícios que o planejamento de rotas automatizado oferece:

Agendamento de rotas considerando as variações diárias

Para operações que têm variações constantes, o software calcula automaticamente as melhores rotas, levando em conta as muitas paradas que devem acontecer ao longo do dia e a variação diária dos pedidos. O sistema também torna o processo muito menos trabalhoso e permite que a quilometragem geral diária seja reduzida.

Ao mesmo tempo, considerando que o software permite a inclusão de novas encomendas durante o andamento da rotina, otimizando os agendamentos com base nestas inclusões, a eficiência também aumenta, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis e aumentando também a satisfação do cliente.

Otimização e planejamento de rotas com agendas fixas

Para operações regulares, que mantêm datas e quantidades constantes, é possível otimizar as rotas, considerando a capacidade de entrega dos veículos e os horários de recebimentos dos clientes.

Rastreabilidade de veículos em tempo real

Com os veículos rastreáveis e acompanhados em tempo real pelo software, o gestor pode tomar decisões rápidas quando há a variação entre as rotas reais e as rotas planejadas. Esse recurso permite que clientes sejam avisados em caso de atrasos ou antecipações nas entregas, dando ao gestor controle total sobre o andamento das rotas e evitando que elas sejam desviadas desnecessariamente ou mesmo que não sejam cumpridas.

Antecipação de gargalos e geração de relatórios

Como o software mantém um histórico de todas as operações, a partir da análise dos dados que são armazenados, é possível que ele mesmo antecipe situações que poderiam causar transtornos, caso não fossem previstas. Assim, o gestor pode ser avisado, por exemplo, sobre a necessidade de mudanças na capacidade dos veículos, nos horários de motoristas e de alternativas de entregas que atendam de maneira mais eficiente às demandas que se apresentam.

A partir dos dados armazenados, o software também terá a capacidade de gerar relatórios que serão bastante úteis no planejamento, a partir do momento em que se torna possível detectar tendências operacionais, antecipar custos e buscar medidas de prevenção ou de correção.

Suporte

Com o suporte permanente para o software de planejamento de rotas, o gestor terá a oportunidade de obter todos os benefícios que o sistema pode oferecer.

Corte de gasto com combustível e economia de tempo

Como as rotas são otimizadas e sempre estão de acordo com as agendas, a economia de combustível e de tempo nas viagens se apresenta como um benefício imediato da implantação do software de planejamento de rotas.

Se quer saber mais sobre um  software eficiente de planejamento de rotas, conheça o MinhasRotas, e veja como é simples revolucionar o seu jeito de planejar rotas.

E então, gostou desse post? Deixe aqui seu comentário sobre o assunto!

admin
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.