Por que você precisa de um roteirizador?


O custo com pagamento de fretes é um dos mais onerosos que as empresas têm em suas contas. No entanto, isso, muitas vezes, não é sinônimo de eficiência, do cumprimento de prazos e da garantia de um bom serviço.

Contudo, existe uma ferramenta que é capaz de contribuir – e muito! – para a melhoria do seu processo de distribuição. Assim, garantir melhores resultados se torna um objetivo mais alcançável.

No artigo de hoje, vamos falar sobre planejamento de rotas e por que você precisa de um roteirizador. Confira.

O que é a roteirização?

Ela é o processo pelo qual são identificados todos os pontos de entrega (clientes) e, a partir disso, é planejada uma sequência de entregas otimizada, com base na avaliação de distância, consumo de combustível, restrições de trânsito, entre outras variáveis.

Dessa forma, o melhor caminho para a realização das entregas é apontado, garantindo menor consumo de combustível e conseguindo melhores prazos. Para que a roteirização seja mais eficiente, é necessário utilizar um software específico para isso: o roteirizador.

Por que você precisa de um roteirizador?

O roteirizador é o software responsável por realizar a roteirização das entregas informadas no sistema. Ele busca avaliar por meio de algoritmos quais as melhores rotas, levando em consideração todos os pontos que devem ser atendidos, a distância, as janelas de entrega dos clientes, o trânsito e diversas outras variáveis.

Um roteirizador traz maior eficiência aos processos. Imagine calcular uma rota com atendimento de 30 clientes, fazendo isso manualmente em um mapa? O software realiza, em poucos minutos, as análises com base nas informações que foram fornecidas, melhorando a produtividade do planejamento. Ou seja, sua empresa precisa dele. Concorda?

Quais os principais benefícios de um roteirizador?

As principais vantagens de se utilizar um software de roteirização são: o aumento da produtividade; uma maior eficiência no serviço de entregas; a possibilidade de monitoramento de cada veículo; o repasse das informações de monitoramento para que os clientes possam rastrear suas cargas, aumentando a confiabilidade no serviço; um maior planejamento do consumo de combustível; um melhor atendimento dos clientes e de suas janelas de recebimento.

Além disso, podemos citar a redução de custos como um excelente benefício, visto que, como as rotas passam a ser planejadas com antecedência e da forma mais otimizada possível, o gasto com combustível é reduzido.

Em suma, o roteirizador proporciona maior eficácia e melhora os processos de transporte como um todo, desde a etapa de planejamento, até a experiência do cliente com os serviços de monitoramento e entregas.

Como podemos ver, o roteirizador afeta positivamente no serviço de transporte de uma empresa, proporcionando resultados que impactam diretamente na visão que o cliente tem da empresa e dos seus serviços. Pela quantidade de benefícios relacionados, podemos dizer que o retorno sobre o investimento em um software de roteirização pode ser percebido já em curto prazo.

O que achou do nosso artigo de hoje? Você já sabia da importância e dos benefícios que um roteirizador proporciona para uma empresa? Compartilhe suas opiniões conosco nos comentários e conte com o Minhas Rotas para esclarecer suas dúvidas!

admin
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.